Você está aqui: Home ›História da Câmara
História da Câmara
Câmara dos vereadores

Nos anos de 1910/1930 a Câmara dos vereadores da cidade de Itumbiara, Goiás não existia. Era apenas um conselho municipal responsável pelas pequenas transformações que lentamente fundamentavam o municipio.

O Conselho Municipal, como era chamado, deixou um marco para a história local. Comandada pelos coronéis a provícia de Santa Rita do Paranaíba, hoje Itumbiara, teve Sidney Pereira de Almeida como presidente do conselho por 12 anos. Hoje ele é conhecido como o gestor que mais assumiu a cadeira de presidente de um cargo público no município.
Sua família é reconhecida como uma das percussoras na fundação da cidade de Itumbiara.

Após o término da ditadura de Getúlio Vargas o poder legislativo instituído como Câmara Municipal de Itumbiara, sendo a primeira diretoria eleita por voto popular.

A primeira diretoria foi composta por: Homero Orlando Ribeiro, José Pedro de Faria, José Henrique Duarte, Floriano de Carvalho, Amadeu Garcia. O vereador Homero Orlando Ribeiro, foi o primeiro privilegiado a ocupar o cargo de presidente da Câmara de Itumbiara, instalada no dia 06 de dezembro de 1947.

José Mendes Pereira “Zé Viola”, faz parte da história de Itumbiara como compositor de modas sertanejas, radialista renomado e como o vereador que mais legislou, somando um total de seis legislaturas, ficando 27 anos consecutivos no cargo.

home  |  e-mail  |

Das 7hs às 13hs